quadrados mágicos

Gosto destas imagens.

Indicam uma espécie de luta pela vida — luta por um sentido para esta vida — em um universo em que parece bastar a necessidade da sobrevivência: o futebol abrindo clareiras em áreas onde só se encontram abrigos mal edificados. Não sou um particular fã do esporte, mas a mística em torno dele é fascinante.

Uma delas já se encontrava aqui: http://bit.ly/bSWmEC

quadrado mágico

Sabemos que o campo de futebol é o espaço público por excelência das periferias urbanas. Estas geometrias peculiares nos mostram a busca pela alegria onde muitas vezes só se encontra a rotina cinza da vida periférica.

urbanismo espontâneo

A ortogonalidade é secundária: há esquadros virtuais, pois em campo todos passam a concordar que os ângulos ortogonais lá estão e são legítimos. Potenciais esquadros virtuais desejados onde há uma angularidade tensa e conflituosa — em meio a esquadros existentes nos lotes e sobrados adjacentes, nos quais a ortogonalidade é imposta de algum modo, mas não necessariamente desejada.

urbanismo espontâneo

No fundo, estas geometrias estranhas, aparentemente incorretas, são geometrias da esperança — surgindo não apenas por tentarem se acomodar às condições existentes, mas sobretudo surgindo em uma luta pelo vazio coletivo onde a ordem perversa só impõe o cheio individual.

A fragmentação intensa das periferias urbanas imposta pela ordem da exclusão e do individualismo dá lugar a uma outra ordem, da celebração coletiva.

4 comentários em “quadrados mágicos”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.