Quarentenoutubro (1º/10/2020): máscara

Todos os anos ocorre em outubro uma maratona coletiva de desenho chamada Inktober, organizada por meio da hashtag #inktober nas redes sociais. Neste ano, contudo, a comunidade reunida em torno da atividade vem denunciando atitudes reprováveis do criador e coordenador da iniciativa, resumidas neste fio do Twitter.

Surgiram, então, diversas alternativas, reunidas no perfil @ITAlternatives no Twitter. Em adição a elas, @nm_gaspar e eu montamos um calendário inspirado na vida em quarentena: o #quarentenoutubro. Estão todos convidados a desenhar todos os dias seguindo essas sugestões de temas.

máscara

A máscara N95 se transformou, neste ano, numa peça de design amplamente conhecida e comentada por pessoas que, em outras condições, nunca saberiam de sua existência. A história de seu desenho e concepção, contudo, ainda é pouco difundida, ainda que tenha sido objeto de curiosidade em alguns lugares.

A máscara foi idealizada pela designer Sara Little Turnbull, que atuava como consultora de projeto para a empresa 3M nos anos 1950. Apresentada a um novo tipo de material, Sara apresentara uma série de sugestões de novos produtos para a companhia. Apesar das muitas propostas, à designer foi solicitado um projeto de um novo modelo de sutiã. À medida em que desenvolvia o projeto, contudo, Sara notou que os moldes nos quais trabalhava seriam especialmente úteis para produzir máscaras mais confortáveis e mais adequadas a profissionais de saúde — com os quais ela convivia à época em função de parentes enfermos.

Sara, então, desenvolveu a proposta de uma nova máscara a partir dos desenhos do projeto do sutiã. Tal desenho foi aperfeiçoado ao longo dos anos, chegando finalmente ao desenho atual, consolidado nos anos 1990, que bloqueia 95% de partículas aéreas — daí o nome da máscara.

27 comentários em “Quarentenoutubro (1º/10/2020): máscara”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.