imagens da quarentena (15/4): cadeira vermelho e azul

15 de abril de 2020, vigésimo quarto dia da quarentena

Inktober é uma iniciativa de estímulo ao hábito de desenhar regularmente — que, como o nome indica, costuma ocorrer em outubro e, diferente do que o nome indica, não se limita ao desenho com nanquim ou tinta. O perfil oficial deste festival informal de desenho no Instagram, criado por Jake Parker, vem sugerindo às pessoas que além da maratona diária ocorrida em outubro dediquem-se também semanalmente a produzir algum desenho ao longo de todo ano, a partir de sugestões postadas semanalmente. A sugestão de tema da última semana foi “vermelho”.

Rabisquei, então, a famigerada e mítica cadeira Vermelho-e-azul de Gerrit Rietveld. Descobri por acaso, após rabiscar a icônica peça de design, que recentemente ela foi tema de um exame de transferência interna na USP para a FAUUSP, onde estudei: estudantes de outros cursos deveriam provar seu interesse por arquitetura produzindo um modelo em escala 1:5 desta tão celebrada personagem da história do design.

Preciso confessar que, caso tivesse feito esta prova, teria falhado miseravelmente. Sempre fui um desastre com modelos.


São tempos difíceis, todos sabemos. O presidente da República atenta contra a saúde pública todos os dias, seja com pronunciamentos estapafúrdios, seja com canetadas perversas. Estamos em casa e esperamos achatar a famosa curva. Enquanto não há muito mais o que fazer, olhamos para alguns dos objetos cotidianos ao nosso redor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.