imagens da quarentena (16/5): barcelona®

16 de maio de 2020, quinquagésimo-quinto dia da quarentena

Temos em casa, por acaso, uma miniatura da poltrona Barcelona vendida por uma dessas grandes redes de comércio de mobília de massas. Nunca teríamos comprado deliberadamente algo desse tipo, mas confesso se tratar de um brinquedo simpático.

Bibelôs como esse talvez exerçam um papel similar ao de brinquedos da cultura pop destinados a adultos de 30 anos, como os famosos Funko Pops e similares. Inclusive, brinquei há pouco no Twitter que um Funko Pop de Le Corbusier provavelmente venderia como água no deserto entre arquitetos e entusiastas. Algumas aulas de história da arquitetura em nossas faculdades ainda funcionam de forma não muito distinta aos compêndios de informações da cultura pop de sítios como o Fandom, tratando personagens, obras e eventos da arquitetura de forma muito próxima às trajetórias de mundos ficcionais como o Universo Cinemático da Marvel.

O caso da poltrona Barcelona, em particular, talvez seja ainda mais grave, já que se trata de um ícone não só do design moderno das primeiras décadas do século XX como também do apagamento e silenciamento do papel exercido por mulheres designers e arquitetas no desenho dessas peças paradigmáticas da história da arquitetura e do design. Estudos recentes vêm demonstrando que o papel de Lilly Reich no desenho desta e de outras cadeiras e peças de mobília atribuídas a Mies Van Der Rohe ultrapassam o de mera assistente no escritório: ela de fato pode ser considerada a co-autora desses desenhos.


São tempos difíceis, todos sabemos. O presidente da República atenta contra a saúde pública todos os dias, seja com pronunciamentos estapafúrdios, seja com canetadas perversas. Estamos em casa e esperamos achatar a famosa curva. Enquanto não há muito mais o que fazer, olhamos para alguns dos objetos cotidianos ao nosso redor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.