paulo freire e o caudilhismo do momento

originalmente publicado em http://notasurbanas.blogsome.com/2009/06/29/paulo-freire-e-o-caudilhismo-do-momento/

Em Genebra, eu havia conseguido, através do Conselho Mundial das Igrejas, visto de entrada no Haiti. Ao chegar a Kingston, fui informado pelos organizadores do programa de que as autoridades haitianas lhes haviam comunicado estar eu proibido de entrar no país. […]

Há algum tempo tive vontade enorme de, voltando, ir legalmente ao Haiti, quando do governo eleito e democrático recentemente deposto por mais um aventureiro enfeiador de seu mundo e aprisionador de seu povo. Agora, com mais essa traição ao povo haitiano, não. É uma lástima que cheguemos ao fim do século, que é também fim de milênio, correndo ainda o risco histórico de sofrer esses golpes covardes contra a liberdade, contra a democracia, contra o direito de ser. Mais uma vez uma minoria dominante, com o poder econômico e político em que funda o seu poder de fogo, sua violência destrutiva, esmaga as maiorias populares no Haiti que, indefesas, voltam ao silêncio e à imobilidade. Possivelmente mergulharão nas artes populares, nas suas festas, nas sua música, no ritmo de seu corpo, a que jamais deverão renunciar, mas que agora são expressão também de sua resistência.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2008, 15ª edição. pp 159-161.

Em meio à abordagem claramente pró-golpista dada a Honduras por parte da grande mídia, o blogue de Idelber Avelar está imperdível.

***

Mais Paulo Freire: http://notasurbanas.blogsome.com/2009/06/27/a-cidade-e-o-cansaco-existencial/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s